ARTISTAS / ERICA BUETTNER


Cantautora folk norte-americana sediada em Lisboa, Erica Buettner prepara-se para editar um novo trabalho em nome próprio durante o ano de 2015. As gravações do sucessor de "True Love And Water" têm decorrido entre Paris e Lisboa com o seu habitual colaborador Pierre Faa. O álbum e os concertos contam com a participação de músicos portugueses como Frankie Chavez (com quem cantou no dueto “Don’t Leave Tonight”, incluído em “Heart & Spine”) e a violoncelista sueca Helena Espvall (que reside igualmente em Lisboa). Paralelamente à carreira a solo, Erica Buettner integra a banda The Resident Cards, com Dana Boulé.

Erica Buettner nasceu na costa leste dos Estados Unidos da América. Foi muito jovem que se dedicou à escrita, fazendo dela um complemento diário essencial. A aprendizagem dos instrumentos musicais como a guitarra, a flauta ou o banjo vêm depois. Apaixonada pelas palavras e pela arte de escrever, Erica estuda avidamente literatura e rapidamente se dá conta de uma necessidade nunca saciada de sair do contexto onde crescera para explorar o mundo. Os trilhos percorridos trazem-na à Europa, e finalmente, a Portugal.

A digressão de “True Love And Water” percorreu vários territórios no globo: de Brooklyn a Veneza, passando por Portugal, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Suiça, onde actuou no festival One of A Million, e Alemanha, no âmbito do festival Reeperbahn.

A maior parte dos novos temas foi composta em território luso e alguns foram inclusivamente testados ao vivo nas últimas actuações da cantora no nosso país. Com o lançamento do segundo álbum de originais, Erica Buettner inicia uma nova etapa ao partilhar o palco e o processo de criação com outros músicos. Os arranjos e as texturas serão certamente diferentes e surpreendentes.